quinta-feira, novembro 29

Roman Opalka

Minha busca é um processo de trabalho progressivo, que documenta e define o tempo.
Só existe uma data em meu trabalho – 1965 – a data em que eu comecei minha primeira tela da série “Detail”.
Esses detalhes são parte de uma vida de compromissos, através dos quais eu conto progressivamente de um ao infinito, sobre telas de formatos iguais, com branco sobre um fundo cinza.
Cada tela de “Detail” terá sucessivamente 1% mais de branco em seu fundo do que a anterior.
Assim, já posso antever o momento em que estarei pintando de branco sobre uma tela branca.
Todas as telas “Detail” são acompanhadas de uma fita gravada com minha voz contando cada número, à medida que pinto, assim como uma documentação fotográfica do meu rosto.


Roman Opalka, pintor francês de origem polonesa, nasceu em 1931

Nenhum comentário: